Carta Dr. Ozires Silva

Eng. Ozires Silva Presidente do Fórum Brasileiro do Transporte Aéreo

“O Brasil tem uma aviação menor do que precisa”

MUDANÇA, DESAFIO E COMPETITIVIDADE

Como países continentais, o Brasil e os Estados Unidos possuem uma extensão territorial e uma população próximas, porém, em termos econômicos o PIB americano de US$20.4 trilhões de dólares, contra US$2.14 trilhões de dólares do PIB brasileiro, reflete o acerto de políticas públicas que tiveram significativa influência nesse diferencial.

Considero que a mobilidade e a conectividade entre cidades e estados americanos, proporcionadas pelo transporte aéreo tiveram indiscutível contribuição no desenvolvimento e na produção de riquezas americanas.

As frotas de 5.535 aeronaves de linhas aéreas regulares americanas, contra 509 brasileiras, 1.882 aeronaves de linhas regionais, contra 54 brasileiras, 235.000 aeronaves da aviação geral, contra 21.000 brasileiras, 22.000 aeroportos, contra 4.000 brasileiros, 590.000 pilotos, contra 56.000 brasileiros, 3.000 cidades americanas atendidas por linhas aéreas, contra 109 cidades brasileiras, nos dão uma dimensão do quanto teremos de promover mudanças em nosso sistema, quais desafios deverão ser enfrentados e o quanto teremos de ser competitivos para oferecer um serviço de transporte aéreo eficiente e acessível á todos os brasileiros. Exatamente como sempre foi o transporte aéreo nos Estados Unidos.

Ao constatar esse enorme diferencial entre a nossa oferta de transporte aéreo e a dos americanos, reafirmo que o Brasil tem uma aviação civil menor do que precisa e que o enfrentamento desse desafio deve iniciar-se com urgência.

O Fórum Brasileiro do Transporte Aéreo pretende reunir empresários, usuários, líderes das entidades do setor, autoridades aeronáuticas e lideranças políticas para, juntos debaterem problemas, propor soluções e através da Comissão Permanente da Aviação Civil buscar implementar as mudanças necessárias para tornar o Sistema de Aviação Civil brasileiro forte, moderno, eficiente e competitivo. Este será o nosso desafio.

Eng. Ozires Silva Presidente

Organização

contato@deltafoxeventos.com.br / (11) 5041-2088

Fórum Brasileiro de Transporte Aéreo - Todos os direitos reservados.